Qual pintura é melhor, óleo ou acrílico?

acrílico óleo

Em muitas ocasiões, nos perguntam qual a pintura melhor para começar no mundo da arte.
Entre óleo e acrílica não há nenhuma que seja melhor ou pior, são pinturas diferentes. Cada artista sente-se mais confortável com uma do que com a outra mas, claro, isso é uma decisão pessoal. Por esta razão, apresentamos as diferenças entre a pintura acrílica e a óleo, para que possas decidir que pintura gostas mais. 


Pintura a Óleo
pintura a óleo é uma das mais antigas da história da arte. Por esta razão podes encontrá-la em grandes obras de arte como A Gioconda ou The Starry Night. Como é uma das mais antigas, sabemos que uma das características da pintura a óleo é a sua resistência, tanto à passagem do tempo como à luz.

Quanto à sua composição, é uma pintura de secagem e a óleo que necessita de dissolventes para ser utilizada. Se isto não te convencer, cada vez mais marcas estão a criar as chamadas pinturas de óleo à base de água. 

pintura a óleo é perfeita para pintar quadros sobre uma superfície bem preparada: tela ou tábuas preparadas. A sua composição à base de óleo significa que não adere adequadamente às superfícies comuns.


Pintura a Acrílico
A tinta ou 
pintura acrílica é uma técnica de pintura relativamente nova. Nasceu na década de 1920 por artistas de murais que precisavam de uma pintura exterior que pudesse resistir ao tempo e secar rapidamente. Esta tinta destaca-se pela sua composição à base de água, o que permite a sua utilização sem dissolventes.

As suas características incluem também a sua adaptabilidade: a pintura acrílica é ideal para utilização em quase todas as superfícies. Ao contrário da pintura a óleo, a tinta acrílica é utilizada em trabalhos manuais devido à sua comodidade e tempo de secagem rápido.

Óleo vs. acrílicos

  • Textura Se pintares com tinta a óleo, podes facilmente obter texturas tais como marcas de pincel, Por outro lado, os acrílicos desvanecer-se-ão à medida que secam, ou seja, tornam-se mais suaves e perdem quaisquer marcas que possa ter deixado para trás.

  • Preço: a pintura a óleo é mais cara do que a pintura acrílica

  • Limpeza e conforto: o acrílico é mais fácil de limpar, uma vez que é à base de água só precisas de sabão e água. Por outro lado, devido à composição das pinturas a óleo, necessitarás de dissolventes para as limpar. 

  • SecagemSe não tiveres muito tempo para pintar recomendamos pintura a óleo. Graças ao seu tempo de secagem lenta podes pintar o teu trabalho sem pressa, uma vez que podes continuar a misturar as tuas cores. Quando quiseres fazer pinturas rápidas e não tiveres paciência usa acrílicas. Graças ao seu tempo de secagem rápida podes terminar o teu trabalho no mesmo dia.

  • Combinar técnicas: Se quiseres misturar diferentes técnicas recomendamos as acrílicas. Como é uma pintura à base de água podes misturá-la com outras técnicas sem qualquer problema.



You can compare max 4 products.