O pó de grafite é um material fascinante e versátil que oferece uma ampla gama de aplicações no mundo da arte. Tanto para artistas experientes como para estudantes de arte.
Diferenças entre pó de grafite e pó de carvão
Uma das perguntas mais comuns ao conhecer este produto é quais são as diferenças entre o pó de carvão e pó de grafite:
A principal diferença é a sua composição. Por um lado, o carvão em pó é, como o seu nome indica, carvão. Este obtém-se carbonizando pequenos ramos de árvores como sabugueiros ou vinhas e convertendo-os em pó. O grafite, porém, consegue-se através de um mineral utilizado habitualmente para o fabrico de lápis e outros utensílios.
Outra diferença é o seu acabamento. Ao contrário do carvão, completamente preto, o pó de grafite tem um acabamento mais para o cinza. Além disso, uma vez aplicado, o grafite brilha como um metal, o carvão, ao contrário é completamente mate.
Quando se trata de trabalhar, estas duas ferramentas reagem de forma diferente. Uma das vantagens do grafite em pó é a sua resistência à gordura. Enquanto o carvão adere à gordura, o grafite quase a evita. Por esta razão, este último é muito mais fácil de trabalhar e de dispersar de forma homogénea.
Como usar pó de grafite
Como o nome sugere, o pó de grafite é um pó feito de grafite. Graças a este formato surpreendente, esta ferramenta pode ser usada para adicionar profundidade, textura ou realismo às obras.
Pó de grafite para pintura