Papel não é todo igual!

Características do papel para desenho

papel não é tudo igual. Com diversas especificidades, os papéis podem ser utilizados tanto no dia a dia e no escritório, quanto na criação de trabalhos artísticos e artesanais.

As diversas marcas do mercado disponibilizam hoje centenas de opções de papel para desenho. Portanto, para não errares na escolha e prejudicares o trabalho final do teu desenho, considera as características a seguir:

Tamanho: o sistema internacional de padronização do papel (ISO 216), utilizado na maioria dos países, determina o tamanho do papel a partir da série (A, B e C) e da numeração (1 a 10). Quanto menor for o número, maior é o tamanho da folha. O tradicional A4, utilizado para impressão tradicional, possui dimensões de 21,0 cm x 29,7 cm.

Gramagem: consiste no peso do papel em gramas, dividido por 1m². Como a maioria das pessoas não utiliza folhas de papel de um metro, na hora da compra basta considerar que uma maior gramagem indica mais peso, logo, o papel será mais resistente. A faixa entre 75 gramas a 115 gramas é a mais comum, abrangendo os papéis utilizados em impressoras. 

Espessura: não deve ser confundida com gramagem. A espessura representa a distância entre as duas faces do papel. Contudo, assim como a gramagem, a espessura também influencia na rigidez da folha. Afinal, quanto menor a espessura, mais maleável será o papel. 

Textura: característica física do papel, a textura pode ser identificada através do toque. Existem diversos tipos papéis com essa característica, como: liso; rugosos; semi-rugosos; cartonado; texturizado; calandrado; dentre outros modelos.

Estas são as principais características para se observar no momento de escolher o papel ideal para desenho. Afinal de contas, , o modelo certo deve se adequar às necessidades do desenhista e ao tipo de trabalho artístico a ser executado.



You can compare max 4 products.