Papel de Aguarela

Que papel de aguarela escolher?

Aguarela

Para poderes escolher um papel deves saber que tipos de papéis de aguarela existem. Assim, dependendo das suas características, poderás escolher o papel que mais se adapte a ti:


Gramagem do papel de aguarela

A gramagem de um papel é a sua espessura e é medida em gramas por metro quadrado. A escolha do peso de papel dependerá da quantidade de água que vais usar. Quanto maior a gramagem mais resistente será o papel. Embora para aplicar água podes começar a trabalhar com gramagens de 120 não é recomendado usar menos de 200 para que o papel não se estrague:

  • Entre 120 e 300 gr: este papel é menos resistente, pelo que ondula mais rápido. Por esta razão, se vais usar este papel é importante que o prepares bem, fixando-o ao suporte.
  • Papéis de 300 gr: em geral, os papéis de 300 gr são os mais utilizados pelos artistas. Isso porque eles são grossos o suficiente para não ondular e finos para não absorver muito.
  • A partir de 300 gr: os papéis de aquarela de mais de 300 gr são muito absorventes, resistentes e de secagem mais lenta. Além disso, são perfeitos para técnicas mistas já que suportam muito mais.


Acabamento do papel de aguarela

Independentemente da gramagem que o papel tem pode ter um acabamento ou outro. Com acabamento entendemos a textura do papel que afetará a aplicação da aguarela. Entre as texturas mais comuns de papel de aquarela encontramos:

  • Grão acetinado: o papel acetinado não tem textura, é o papel de aguarela mais liso. Este papel também é conhecido como hot pressed ou papel prensado a quente devido ao seu processo de fabrico.
  • Grão fino: o papel de aguarela mais utilizado pela sua textura. Este papel tem mais textura que o acetinado, mas ainda é muito macio, por isso é perfeito para detalhes e linhas finas. Também podes encontrá-lo como cold pressed ou prensado a frio.
  • Grão grosso: o papel de grão grosso é o que tem a textura mais marcada, tornando difícil a realização de detalhes. Além disso, para usá-lo recomenda-se conhecer a técnica já que dificulta o controlo da aguarela. 

    Para pintar
     trabalhos pequenos recomenda-se utilizar grãos acetinados ou finos. O grão grosso não permite tanto controle por sua textura rugosa. Por este mesmo motivo o grão grosso é recomendado para trabalhos de mancha e grandes superfícies. Em vez disso, o grão fino ou acetinado é recomendado para trabalhos muito detalhados e realistas.


Composição: Algodão ou celulose

O papel de aguarela deve absorver a água, pelo que a sua composição deve ser resistente. Por esse motivo, estes papéis são geralmente fabricados com uma mistura de água, pasta de madeira (celulose) e fibra de algodão. As percentagens da mistura afetarão a qualidade do papel, normalmente quanto mais percentagem de algodão maior qualidade terá o papel.

A razão é que o algodão tem uma excelente retenção de água e pigmentos. A fibra de algodão é muito resistente pelo que quanto maior a sua percentagem melhor será o papel. Por outro lado, a celulose é um material mais barato, mas pode rasgar-se mais facilmente com a água. Se quiseres um papel com boa relação qualidade-preço podes procurar um papel com 30% ou 40% de algodão.



Papel com ácido ou sem ácido

Outra das características que mais nos questiona quando se trata de escolher um papel para aguarela é o ácido. Efetivamente, há papéis com ácido e papéis sem ácido, a diferença principal é a durabilidade desse papel. No caso de ser uma obra final, recomendamos a utilização de um papel sem ácido, uma vez que o ácido torna o papel amarelo ao longo do tempo. Além disso, também afetará a pigmentação de modo que as cores de tua aguarela serão alteradas e até mesmo perdidas.



You can compare max 4 products.