Materiais para pintar a óleo

“Que materiais preciso para a pintura a óleo? Quero aprender a pintar a óleo e fazer as minhas próprias pinturas, mas não posso ir às aulas de pintura e não sei por onde começar”.

Óleo

Utilizar estas tintas é divertido, relaxante e, além disso, as técnicas de pintura a óleo são uma das preferidas por artistas profissionais em todo o mundo. Mas como é que se começa a pintar quadros? Começa por conhecer o material que precisas.



Material básico:

  • Pincéis de diferentes tamanhos e formas.

  • Pinturas a óleo.
  • Telas ou suportes.
  • Paleta de misturas.
  • Diluentes, azeites e médios.


Pincéis para óleo

Os pincéis de pelo de marta são os melhores para a pintura a óleo, mas actualmente existem pincéis sintéticos ou de pelo de porco. Ambas são uma opção mais económica e oferecem resultados de boa qualidade.

Outra coisa que deves ter em conta é a forma e o tamanho do pêlo, uma vez que influenciam directamente o aspecto dos traços da tua pintura. Entre os diferentes tipos de pincéis existem pincéis planos, pincéis redondos, pincéis de língua de gato, pincéis delineadores… o melhor é descobrires o que mais te convém e qual é o mais adequado para o teu nível! Mas lembra-te: os pincéis de óleo têm cabos longos. 


Pinturas a óleo para principiantes

O melhor é não enlouqueceres com a quantidade de cores no mercado e comprares uma caixa económica de 12 cores. Isto ajudar-te-á a fazer ensaios, a habituar-te às técnicas do óleo, a conhecer as combinações possíveis de cores e a familiarizar-te com as texturas.

Se preferires, também podes comprar as cores separadamente. A melhor opção é a compra de tubos de óleo de tamanho médio com as seguintes cores:

  • As três cores básicas: amarelo primário, azul ciano  e vermelho/magenta primário. Ao combinar estas três cores podes construir todas as cores secundárias e todo o círculo de cores – toda a paleta na ponta dos teus dedos!
  • Branco titânio: a nossa recomendação é que obtenhas um tubo de grandes dimensões para iluminar as cores, dar luz, pintar reflexos… a cor branca é muito necessária!
  • Terra sombra natural: esta cor ser-te-á de grande ajuda para fazer sombras e para fazer cores escuras, ocres, terras, e mesmo a cor preta. O preto puro não é necessário no início porque ‘suja’ demasiado as outras cores quando misturado com elas e o resultado não é natural. É aconselhável deixá-lo para mais tarde!

À medida que aprendes a usar as cores básicas, podes expandir a tua paleta com outras cores interessantes e muito práticas: verde viridiano, amarelo ocre, vermelhão, azul turquesa, laranja Marte… Há muitas opções!


Paleta de misturas

paleta de pintor é a superfície que irás utilizar para misturar as cores, um dos símbolos mais representativos do mundo da arte. Não te deves preocupar muito com elas porque, embora sejam essenciais para a pintura a óleo, são muito económicas. Para começar, podes usar um prato grande de um serviço de jantar antigo, uma tábua de madeira, um pedaço de azulejo, etc. No entanto, as paletas de óleo que podes encontrar nas lojas são muito úteis e confortáveis porque têm um buraco que ajuda a segurá-las e evita que deixes cair a tinta causando um desastre em casa.

O importante é que a tua paleta tenha uma superfície ampla, que seja fácil de limpar e que tenha a cor tão clara quanto possível. Tudo isto permitir-te-á fazer as misturas confortavelmente e sem ser um obstáculo ao criar as tuas próprias obras de arte.


Materiais para pintar a óleo: diluentes

Um dos segredos mais importantes da pintura a óleo é utilizar os diluentes e médios correctos para as pinturas, porque embora possa não parecer, eles são os nossos melhores aliados quando se trata de experimentar novas técnicas. Ajudam-nos a tornar a pintura a óleo menos espessa, a ter uma secagem mais lenta ou mais rápida, bem como um efeito brilhante ou fosco, conforme as nossas necessidades. Contudo, a sua utilização de forma errada fará com que o nosso trabalho perca qualidade, rache ou demore demasiado tempo a secar.

A pintura a óleo é assim chamada porque originalmente os pigmentos de cor eram ‘aglutinados’ (amassados numa pasta) com óleos. Isto significa que não podemos diluir o óleo com água como faríamos com acrílicos, aguarelas ou guaches: o óleo e a água repelem-se um ao outro! Apesar disso, nos últimos anos foram criados óleos miscíveis com água que quebram esta regra.

O melhor é informar-se sobre os efeitos da utilização de cada diluente: essência de terebintina, óleo de linhaça, aguarrás mineral, dissolvente… a nossa recomendação é que fales com o teu vendedor de pintura a óleo para que ele te possa aconselhar pessoalmente sobre a melhor opção para as tintas que compraste.



Telas ou suportes

Telas baratas, folhas, tábuas de madeira, cartão… há muitos suportes diferentes para iniciar a pintura a óleo. Podes escolher a que mais gostares, o importante é certificares-te de que a superfície que vais pintar está bem preparada para a pintura a óleo.

Para começar, podes escolher a opção mais simples: uma tela preparada que podes encontrar sem qualquer problema numa loja especializada em material para Belas Artes. Lembra-te que podes encontrar telas ovais, rectangulares e de dupla espessura… Há muitos suportes de pintura a óleo por onde escolher!

You can compare max 4 products.