Em qualquer desenho, começas por elaborar um esboço/traço.
Mas o que vai dar realmente relevo e vida ao desenho é o sombreado.
Começa de forma a que a tua mão não fique esfregando em cima de áreas já sombreadas.
Uma forma de evitar isso é começares a sombrear da esquerda para direita (se fores destro) ou da direita para esquerda (se fores canhoto). Também ajuda se sombreares o desenho de cima para baixo
Outra forma de se evitares que a tua mão manche o desenho é colocares, por baixo da mão que segura o lápis uma folha de papel sulfite. Esse papel ficará em contato com o desenho no lugar da mão, evitando borrar muito as áreas já sombreadas.
Para fazer um sombreamento eficiente, é interessante usar algumas ferramentas e técnicas específicas. O esfuminho é um excelente aliado. Essa ferramenta pode ser passada por cima do desenho, suavemente sempre, eliminando riscos e criando uma sensação de esfumaçado liso e homogéneo.
Primeiro, antes de usares o esfuminho, deves tentar alcançar a textura e o tom desejado somente com o lápis. Isso será feito com calma, usando um lápis bem apontado, de forma lenta e cuidadosa. Uma vez alcançado a textura e o tom desejados, pode ser usado o esfuminho, caso seja necessário.
O papel higiénico é outra ferramenta, de custo baixíssimo, que pode ser usada para esfumaçar o desenho.
Diferentemente do esfuminho, o papel higiénico é ótimo para ser usado em áreas grandes de papel.
A maneira de usar é simples: pega num pedaço de papel higiénico bem macio, dobra-o repetidas vezes e passa por cima das áreas com alguma camada de grafite. Isso fará com que o grafite se espalhe sobre a superfície do papel.
O pincel é também é ótimo para sombrear o teu desenho a grafite.
Nesse caso, devemos usar o pincel com cerdas curtas, para espalhar grafite sobre a superfície do papel.
A diferença entre o pincel e as outras ferramentas citadas antes é que, com o pincel, o esfumaçado é mais subtil, além de que mantém a textura e os traços feitos com o lápis. Ou seja, é ótimo para desenhar materiais e superfícies texturizadas, como por exemplo madeira, cabelos e pelos, peles enrugadas ou altamente porosas, entre outros.
Uma observação: ocomprar um pincel comum e, com uma tesoura, cortar os pelinhos, deixando as cerdas bem curtas, como na figura:
Desenho a preto e branco
Sombreado
Arte Carvão