Entre todos os materiais de belas artes encontramos o carvão, uma ferramenta perfeita para artistas que gostam de desenhar em grandes suportes e, sobretudo, de uma forma rápida. Hoje contamos-te tudo o que precisas saber para fazer os teus desenhos a carvão!
Para começar, é de notar que o carvão enquanto tal é um instrumento versátil que pode ser apresentado em diferentes formas e tonalidades. Entre os seus tipos podemos encontrar:
É o tipo mais popular, esta ferramenta faz tons suaves e subtis de cinza que são normalmente muito fáceis de apagar. É um produto muito útil, que assegura um preço acessível. Além disso, podes encontrá-los em diferentes tamanhos, o que facilitará o conforto dos teus desenhos a carvão.
Ao contrário do que se viu acima, este formato não é uma barra mas um tipo de tinta semelhante aos pigmentos. Para o aplicar, basta espalhar um pouco sobre um pedaço de papel e fixá-lo com os dedos, um pincel ou um pano. Este produto é perfeito para pintar grandes superfícies com um tom suave e de uma forma rápida.
Entre estes dois encontramos o carvão comprimido. Esta é uma barra feita por compressão do pó de carvão vegetal. A sua forma é semelhante à das barras do Carres Conté e é muito mais escura do que as outras. Nesta família encontramos também o carvão prensado em forma rectangular. Deve-se notar que esta ferramenta mantém a sua forma quando pintada, por isso é perfeita para fazer linhas rectas ou detalhes usando os seus cantos e arestas.
Este instrumento é o mais afastado da técnica clássica do carvão, mas é perfeito para acrescentar detalhes e profundidade aos teus desenhos. Como o seu nome indica, este instrumento é um lápis cuja mina é feita de carvão tratado com ligantes. Esta ferramenta permite uma grande definição no desenho e um controlo máximo do traço.
Desenhar a carvão
Tipos de carvão
Carvão Desenho