Criatividade para a saúde mental

A expressão criativa traz ao de cima o melhor de cada um. Tem o poder de estimular a mente, o corpo e a alma e, por isso, deve ser incentivada em todo o mundo.


Em Maio, o Mês da Saúde Mental é amplamente celebrado. Ao longo dos anos, a ênfase na saúde mental tem vindo a aumentar, e achamos que com razão. É um tema importante na vida de muitas pessoas e é importante que seja discutido.  Ao longo do tempo, a criação de arte provou ter um efeito calmante e meditativo nas pessoas que a praticam. A criatividade pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade num mundo agitado.


Hoje partilhamos uma técnica que ajuda a uma mente se tornar mais saudável: Zentangle.


Se gosta de desenhar e rabiscar, é muito provável que já tenha ouvido falar de Zentangle. Os fãs de Sakura podem conhecer o Zentangle como uma técnica de desenho que é fácil e divertida de praticar. Mas o que é exactamente o Zentangle e que benefícios pode ter para si?


História

Para responder a estas perguntas, vamos primeiro mergulhar na história do Zentangle. Foi fundado em 2004, por Rick Roberts e Maria Thomas. Roberts, um meditador, e Thomas, uma calígrafa, uniram as suas forças e descobriram os efeitos meditativos da criação de padrões repetitivos. Queriam estabelecer um método de arte que fosse acessível a qualquer pessoa para criar. Isto porque ouviam frequentemente dizer que as pessoas não tinham tempo, capacidade, espaço ou paciência para fazer arte. Na sua opinião, todas estas razões podem ser eliminadas devido à simplicidade do Zentangle.


Alívio do stress

Para muitos, o Zentangle é considerado "yoga para o cérebro", uma vez que tem efeitos calmantes e de alívio do stress nas pessoas que o praticam. Também pode melhorar a confiança e a concentração de uma pessoa. Ao desenhar padrões estruturados e repetitivos, medos como a falta de inspiração ou o medo de falhar não desempenham qualquer papel no Zentangle. Isto permite-lhe libertar-se das expectativas e viver realmente o momento sem ter de se preocupar com mais nada. Com 8 passos básicos, também pode criar uma obra de arte elaborada em Zentangle. Pode saber mais sobre estes passos e como começar explorando o sítio Web do Zentangle, consultando um dos livros sobre diferentes técnicas de Zentangle ou seguindo um workshop de Zentangle!





You can compare max 4 products.