No momento de pintar com lápis de cor é muito importante saber como misturá-los. Desta forma, evitarás o ponto branco e, além disso, poderás tirar uma ampla gama de cores de uma caixa de poucas cores.
Como sabes, os materiais de qualidade são a base fundamental de qualquer projeto artístico: lápis de qualidade não valerão nada se usados em papel ruim. Por esta razão, é importante que antes de começar a trabalhar com os lápis de cor escolhas o melhor papel.
Uma das técnicas mais comuns de misturar lápis de cor é a de sobreposição de camadas. Como o nome indica, é a realização de camadas sobrepostas. Para começar, pinta uma camada exercendo pouca pressão com a primeira cor. Neste caso, vamos fazê-lo com a cor mais clara, embora haja artistas que usam a cor escura. Com a primeira camada pronta, usa o tom mais escuro para adicionar outra camada com sombras sempre com pouca pressão.
Depois destas primeiras camadas, já terás marcadas as luzes e as sombras delimitadas. Neste momento, é preciso acrescentar camadas, exercendo cada vez mais pressão para obter uma mistura homogénea. As cores misturam-se e obtemos uma cor uniforme, sem linhas e, claro, sem pontos brancos.
Para misturar os teus lápis de cor é o lápis branco. Uma vez que tenhas pintado as cores que queiras usar, utiliza a cor branca para misturar os tons.
Para resolver este problema de dessaturação, podes voltar a pintar com as cores por cima. Uma vez que tenhas a mistura pronta, repinta acima para obter uma tonalidade mais potente. Assim evitarás os pontos brancos graças ao lápis e conseguirás tonalidades mais fortes com os lápis de cores.
Outra das técnicas para misturar lápis de cor para evitar os pontos brancos é usar um dissolvente. Neste caso, vamos usar essência de terebintina, mas podes usar dissolventes sem cheiro e até há dissolventes especiais para lápis de cor.
Antes de aplicar o dissolvente é importante que tenhas aplicado uma boa camada de lápis de cor. Depois humedece o pincel no dissolvente, retira o excesso num papel absorvente e começa a misturar os lápis de cor:
No início, o papel fica escuro e amarelado, mas depois de seco, o dissolvente torna-se transparente. Uma vez seco podes aplicar camadas, voltar a aplicar dissolvente, camadas e mais dissolvente. Repete o processo até conseguires o resultado que procuras.
Além de todas essas técnicas de mistura de lápis de cor deixamos-te com um truque para remover os pontos brancos nas tuas obras. A última técnica de que falamos consiste em realizar uma base prévia ao design:
Esta técnica consiste na realização de uma base de aguarelas para cobrir o fundo. Por exemplo, se quiseres pintar um oceano, podes criar uma base de aguarela no teu papel. Desta forma, não verás o papel branco no fundo do teu trabalho, evitando a necessidade de cobrir esses pontos brancos com lápis de cor. Uma técnica perfeita para fundos!
Como misturar lápis de cor