Pintura acrílica
Para a consistência da tinta acrílica é importante que se limpe o pincel assim que se termine de utilizar.
Desta forma, será muito mais fácil e prejudicará menos as cerdas.
- Para começar, remove o excesso de tinta do pincel com um pano.
- Limpa o pincel utilizando pastilhas de sabão ou sabão de lavar louça com um pouco de água. Tal como no óleo, deves continuar o processo até a espuma ficar incolor.
- Lava o pincel e remove o excesso de água
- Armazena os pincéis com a ponta virada para cima ou sobre um pequeno tapete que absorva a humidade
Pintura em aguarela
No caso da aguarela, o procedimento é semelhante ao do acrílico. Devido à sua composição, não afectará tanto o pincel.
- Primeiro, coloca o pincel debaixo de água para remover o excesso de tinta.
- Limpa o pincel utilizando pastilhas de sabão ou sabão de lavar louça com um pouco de água.
- Lava o pincel e remove o excesso de água
- Finalmente, guarda os pincéis com a ponta para cima. Se não conseguires, utiliza um pequeno tapete para absorver a humidade.
Pintura a óleo
A pintura a óleo destaca-se pela sua resistência. Tanto nas pinturas como nos pincéis do artista. Por esta razão, deves ter muita paciência ao limpá-los, se quiseres obter um bom resultado:
- Retira o excesso de tinta do pincel com um pano.
- Esfrega o pincel sobre o interior de uma garrafa com limpapincéis e limpa-o novamente com o pano.
- Na fase seguinte, limpa o pincel utilizando pastilhas de sabão ou sabão de lavar louça. Usa a tua mão e um pouco de água. Deve-se continuar o processo até que a espuma saia sem cor.
- Assim que o pincel estiver limpo (a espuma é incolor) acaba de enxaguá-lo para remover os restos de sabão. Finalmente, remove o excesso de água e deixa-o secar de cabeça para baixo.
Erros habituais que devemos evitar
- Não deixes os teus pincéis na água. Isto pode deformar as cerdas. Além disso, é possível que a madeira fique húmida e se estrague.
- Seca os teus pincéis horizontalmente. Idealmente, deixa-os no ar, mas se não conseguires, existem caixas de tela que absorvem a humidade na perfeição.
- Limpa os mais sujos com sabão. Existem alguns pincéis que, devido ao tempo ou à quantidade de tinta, são mais sujos do que outros. Para os limpar bem, aplica um pouco de sabão na palma da mão, humedece o pincel e esfrega-o.
- Uma vez terminada a limpeza e com o pincel ainda húmido, dá-lhe forma com os dedos. Desta forma, secarão com a sua forma original e as cerdas estarão no lugar.
- Se precisares deixar os teus pincéis submersos no limpador, evita que a ponta destes toque no fundo do recipiente (uma vez que o pode deformar). Uma boa solução é utilizar um recipiente limpapincéis.
Como limpar pincéis?