Caligrafia

Que material é necessário?

Caligrafia
Uma das características que tornam a caligrafia tão especial é a simplicidade dos materiais necessários.

👉 Aparos para caligrafia
A ferramenta mais importante é a caneta, é composta por um aparo e um cabo ou pau.
O aparo pode ser encontrado de muitas formatos diferentes, quadrados a redondos e com múltiplas espessuras.
Para a caligrafia é recomendado começar com os redondos.

Deves ter em atenção a flexibilidade. Mesmo que não se aprecies no início, a flexibilidade muda muito de um aparo para o outro. Isto afectará a forma como se escreve com eles: quanto mais flexível for, mais tinta e, portanto, mais espesso será o traço.

Aa pressão que se exerce sobre o papel também influencia a espessura. Quanto mais pressão aplicares, mais grossa será a linha. Por outro lado, se apenas passares a caneta por cima do papel, obterás linhas mais finas.


👉 Cabo
Não há muitos variações, embora existam cabos feitos de vários materiais a diferença fundamental é a sua forma. Podemos encontrar cabos rectos ou oblíquos.

É aconselhável começar com um cabo recto, uma vez que o oblíquo pode ser um pouco mais confuso no início.
Para começar, podes obter um kit de caligrafia que inclui um cabo e diferentes aparos. Desta forma, podes experimentar diferentes dicas para ver com qual delas te sentes mais confortável.


👉 Tinta
Relativamente à tinta, é aconselhável começares com tinta preta, desta forma não te distrairás com as cores. Uma vez dominada a técnica e fluas com tinta preta, podes usar qualquer tinta da China ou mesmo aguarela líquida.


👉Papel
É muito importante que escolhas um papel de qualidade, mesmo para começares a treinar. O problema com o papel normal não é apenas a fluidez, mas também que, devido à sua textura, a tinta vai trespassar o papel.

Um bom papel deve reter a tinta sem a absorver excessivamente. Não deve ser demasiado fino ou demasiado grosso. Para praticar, podes começar por utilizar um papel de 90 gramas.  Mas é melhor usar papel para tinta da China, pois não há muita diferença em relação ao preço. Além disso, desde o primeiro momento, obterás resultados muito mais profissionais que te permitirão verificar a tua evolução.

You can compare max 4 products.