Aguarela

Como usar o líquido de mascaramento?

Aguarela

Hoje apresentamos-te um produto indispensável à aguarela: líquido de mascaramento ou máscara para aguarela.


Já alguma vez te perguntaste como deixar uma secção branca numa aguarela?


Se conheces esta técnica, sabes que deixar uma secção completamente branca é muito difícil. 

O líquido de mascaramento serve principalmente para manter o branco do papel, mas podes também utilizá-la de outras formas, por exemplo, como reservatório para delimitar áreas de uma pintura. Desta forma é possível pintar por zonas, obter efeitos e flashes de luz e para pintura em negativo.


Como utilizar a máscara líquida?

👉 O procedimento é o mesmo que para uma aguarela normal. Começamos por traçar o desenho e decidir quais as partes que queremos reservar.

👉  Depois aplicamos a máscara líquida directamente sobre o papel de aguarela seco: é aconselhável a utilização de uma grande quantidade, o que facilitará a sua remoção quando estiver seca.

👉  Deixa-a secar durante o tempo recomendado pelo fabricante. Embora possa não parecer, este é o passo mais importante. Por isso não tenhas pressa.

👉  Quando o líquido de máscara estiver seco, pinta a tua aguarela como habitualmente. Nesta etapa, verás como as áreas reservadas permanecem a cor do papel. Deixa secar a aguarela.

👉 Assim que a aguarela estiver seca, procede à remoção do líquido de mascaramento.


Como retirar o líquido de mascaramento?

Podes usar a unha ou um palito para levantar uma extremidade da máscara. Depois estica para remover todo o líquido de mascaramento que aplicaste.

Se a camada de máscara for muito fina, podes removê-la esfregando-a com um pedaço de papel.  


Recomendações

Para utilizar esta máscara podes fazê-lo directamente da garrafa para criar formas irregulares. Também se pode aplicar com um pincel. Caso se utilize um pincel, é aconselhável utilizar um antigo, uma vez que a composição da cola pode danificá-lo. Além disso, tenta limpá-lo rapidamente para evitar que a máscara seque.

Quanto ao tempo de secagem da máscara, deves ter em mente que este líquido é permanente quando está completamente seco. Se o deixares no papel durante demasiado tempo (uma semana) terás problemas em removê-lo.

You can compare max 4 products.