O desenho obriga-te a observar atentamente o mundo ao teu redor.
Quando desenhas, estás ao mesmo tempo analisar o motivo antes de reproduzi-lo.
Portanto, tornaste mais consciente da forma, proporção e cor.
Passas a entender a luz e a sombra, a maneira como revelam e definem as formas.
Para aqueles que querem desenhar melhor, aqui vão algumas dicas fundamentais:
A prática leva a melhorias. Não ficarás melhor se não te envolveres na tentativa. Quanto mais desenhares, mais confiante ficarás.
Sejam desenhos simples ou renderizações meticulosamente detalhadas, podes aprender muito a olhar para o trabalho dos outros. Como usaram a linha e a forma? Como sombrearam?
Isso pode soar estranho, mas o que podes aprender copiando um esboço de Da Vinci ou Michelangelo? Toneladas!!!
Aprende com os mestres copiando-os mesmo! Eles não se importarão
Para a maioria das pessoas, é mais fácil reproduzir uma imagem que já é bidimensional do que reproduzir um objeto, pessoa ou ambiente real. Quando estás a trabalhar com fotos, observa as linhas, formas e ângulos. Não tentes copiar fidedignamente, apenas desenha!
Se estás a começar, escolhe objetos simples e vai trabalhando até os mais complexos. Tenta desenhar seus familiares e/ou teus animais de estimação.
Desenha os teus móveis e objetos pessoais. Um desafio: tenta desenhar as tuas mãos. As mãos e os pés são as partes mais complexas da tua anatomia e estão prontamente disponíveis. Se conseguires dominá-los, poderás desenhar qualquer coisa.
Uma aula irá manter-te responsável. Um professor corrigirá as tuas fraquezas. Assistir os outros a desenhar é imensamente benéfico para construir as tuas próprias habilidades de observação.
Existem inúmeros cursos de desenho disponíveis, inclusive online. Tutoriais no YouTube, extensões universitárias, etc.
Mantém-no sempre contigo, abre-o e trabalha para preenchê-lo. Ele servirá como um lembrete para pegar no teu lápis ou canetas e fazeres algum desenho. Seja um Moleskine ou uma simples caderneta, usa com a maior frequência possível.
Quando tu desenhas, estás a ter tempo para olhar algo, analisá-lo e reproduzi-lo.
Este é o item mais difícil, porque se quiseres melhorar em qualquer coisa, deves decidir fazê-lo. Precisas de te comprometeres e até programar um horário regular no teu dia-a-dia para prosseguir com o desenho. Para te tornares melhor, precisas de te habituares a essa rotina.
8 dicas para desenhares melhor