5 passos para usar o esfuminho

Apesar de ter um visual bastante similar ao lápis, o esfuminho não é um lápis e muito menos possui grafite. 

Basicamente, é uma ferramenta formada por um pedaço de papel comprimido e enrolado em formato cilíndrico, utilizada para esfumar e suavizar o grafite dos desenhos.

  • Diferentes aplicações: os esfuminhos mais finos (numeração menor) são ideais para sombrear ou desfocar desenhos e criar destaques com graduação de cor, como diferentes fios de cabelo ou um olho realista. 

  • Manuseio correto: o esfuminho requer uma certa prática para apresentar os resultados desejáveis. Esta ferramenta deve ser segurada como um lápis tradicional, com uma leve inclinação de, aproximadamente, um ângulo de 30º. Não é preciso aplicar muita força no esfuminho, basta movimentá-lo suavemente sobre o papel com movimentos de vai e vem, lembrando sempre de girar conforme o uso para evitar utilizar as partes sujas em excesso.

  • Sombreamento em círculos: aplicar o esfuminho em pequenos movimentos circulares é um método bastante utilizado para criar uma pele mais realista, desenvolver tons claros e escuros, adicionar profundidade e deixar o desenho ainda mais realista.

  • Misturas de sombras e tons: para mesclar os tons de maneira uniforme e garantir um efeito mais real de profundidade, basta utilizar limpo com movimentos para frente e para trás para manchar o grafite 

  • Limpeza do esfuminho: quando as duas extremidades estiverem muito sujas, é necessário realizar a limpeza para que ele continue funcionando corretamente. A dica é utilizar uma lixa de unha para lixar as extremidades e remover o papel já saturado pelo grafite. É importante fazer a manutenção frequente do esfuminho, evitando deixar ele preto e muito sujo de grafite. 
  • You can compare max 4 products.