Usa um lápis pastel claro para marcar a silhueta antes de a encher de cor. Faz isto através de traços muito finos e sem muita força. Recomenda-se a utilização de cores quentes como o amarelo ou laranja: todas as cores têm uma percentagem de cores quentes! Não podes errar.
Para preencher os espaços de cor, afia bem os teus lápis pastel e usa-os na horizontal para o papel. Não te esqueças de fazer traços suaves e circulares. Não é recomendável que uses muita força, pois sempre podes adicionar pigmento, mas dificilmente poderás removê-lo.
Para misturar as cores usa os teus dedos e obterás melhores resultados, mas tem cuidado! Não precisas de esfregar muito o desenho. Tem em mente que a nossa pele é oleosa e que pouco a pouco vamos engordurando a cor e ela vai perdendo o brilho. Limpa os dedos sempre que puderes e certifica-te que não tens nenhum pigmento neles.
A pintura pastel é normalmente usada em camadas ou veladuras. Ou seja, são aplicadas camadas de cor, uma em cima da outra, até se obter a tonalidade desejada. Desta forma, o trabalho terá uma profundidade muito especial!
4 dicas para pintar com lápis pastel