Dicas, Materiais
Antes de começares deves saber- A tampa cobre o aparo da caneta para impedir que ela seque;
- Dentro do corpo tem um reservatório de tinta;
- Os reservatórios mais comuns são cartuchos e conversores;
- Um cartucho vem da fábrica cheio de tinta, enquanto um conversor pode ser usado com tinta engarrafada (vidro tinta, frasco de tinta, tinteiro, etc).
Dicas de escrita
- Escolhe a caneta certa
- Tamanho da caneta, sistema de enchimento e tamanho da pena;
- Primeiro, vê se o tamanho da caneta é adequado ao tamanho da tua mão;
- Em geral, canetas mais pesadas e mais grossas são adequadas para mãos maiores, enquanto ao contrário para mãos pequenas;
- Para iniciantes indicamos começarem com cartuchos de tintas, pois são mais fáceis de usar.
- Finalmente, analisa o teu tamanho de traço. Aparos mais largos são ótimos para caligrafia grande, enquanto os mais finos são adequados para traços pequenos.
- Encontra o ponto ideal
Ao contrário de outros instrumentos de escrita, uma caneta tinteiro funciona melhor quando o aparo toca o papel de uma maneira específica, o que gostamos de chamar de “o ponto ideal”. Ao girares o aparo afastando do ponto ideal do papel, certifica-te que manténs a posição de 30 graus. Uma boa regra é segurares a caneta de forma a veres sempre a parte superior do aparo.
- Escreve usando a alça tripé
Uma pega adequada do tripé é fundamental para o conforto da escrita. Também mantém a caneta na posição correta, o que é extremamente importante ao usar uma caneta tinteiro. Para criares uma alça de tripé, segura a caneta entre o polegar e o dedo indicador e descansa a seção de aderência na primeira articulação do dedo médio. Mantendo o lado da palma da mão contra a superfície do papel.
- Usa o braço
Se tiveres problemas em manter o ponto ideal da tua caneta tinteiro na página, tenta aprender a escrever usando o braço. Escreveres com os braços mantém a caneta na posição correta. Além disso, é menos cansativo, já que os músculos do teu braço são mais fortes que os da tua mão. A maioria das pessoas aprende a escrever usando os dedos e o pulso para mover a caneta, que pode girar a pena da caneta e cansar a mão com o tempo.
Material
Aparo

Para quem está a começar, o melhor é o tipo G (General Use), serve tanto para caligrafia quanto para ilustração. É resistente e cria um contrataste de linhas muito bom para principiantes.
Cabo

Existem diversos tipos de cabos para aparos e de todo tipo de material. Para iniciantes, o melhor é um cabo do tipo reto. Se escolheres um cabo de madeira, limpa-o com um pano húmido e não o coloques direto na água, para não o estragares.












