Como pintar aguarela em madeira

Embora seja verdade que estamos acostumados a trabalhar a aguarela em papel,  mas há muitos mais suportes.

Aguarela Pintar

Uma boa madeira para pintar com aguarela é começar pelas tábuas de contraplacado. Estas são altamente recomendadas para realizar testes e familiarizar-te com a técnica. São mais baratas e mais confortáveis de trabalhar do que as telas. 

1. Preparar a madeira

Antes de começar a pintar aguarela em madeira é aconselhável prepará-la. Se a madeira for tratada, a tinta ou o verniz devem ser removidos e a madeira deve ser lixada logo que esteja crua. Neste processo vais decidir a textura que queres obter e, dependendo disso, se vais usar uma lixa mais fina ou mais grossa.

Uma vez que tenhas a madeira lixada, podes aplicar uma imprimação transparente para aguarela. Desta forma, a tua madeira se converterá em um suporte 100% para aguarela. Outra opção é aplicar uma camada de aguarela previamente a modo de base. A aderência não será a mesma, mas é uma boa maneira de começar a pintar com aguarela sobre madeira.


2. Desenha sobre a madeira

Com o teu quadro de madeira lixado e preparado, faz o esboço. Para isso, recomendamos a utilização de um papel de decalque ou de um papel de decalque fabricado por ti. Se não sabes como fazê-lo, recomendamos que pintes a parte de trás do desenho com um lápis de grafite mole. Depois só tens de colocar o desenho na tua madeira e repassar as linhas como se fosse um papel de decalque!


3. Pinta com a tua aguarela

Com o esboço feito sobre a madeira podes começar a pintar normalmente com aguarela. É possível que os veios da madeira deixem a aguarela sangrar. Neste caso, recomendamos que coloques menos água no pincel e uses pincéis menores. Desta forma, os traços serão mais controláveis e sangrarão menos.

Além de aguarela testa diferentes técnicas. A melhor coisa sobre a madeira é que permite várias técnicas. Entre outras técnicas, podes usar marcadores, têmperas ou até pastéis. Lembra-te da composição de cada pintura que usares antes de aplicá-la. Deve ser de base à água para que não choquem e para poder aplicar um verniz.


4. Envernizar a madeira

Quando terminares de pintar, aplica um verniz. Neste caso, recomendamos o uso de um verniz para aguarela em spray. Assim, não te arriscarás a que, ao passar o teu pincel, se corra a pintura. E pronto!


Recomendações para pintura de aguarela em madeira:

  • Tem em conta a cor da madeira ao fazer as misturas. Como a base é de cor e não branca, como estamos acostumados, é possível que as cores mudem quando as aplicares.
  • Para evitar o ponto acima, recomendamos que faças uma pequena carta de cor em uma madeira semelhante. 
  • Caso queiras fazer reflexos brancos, recomendamos o uso de acrílico ou guache. Isso porque a aguarela é muito transparente e os brancos não vão se notar muito.


You can compare max 4 products.