6 dicas importantes de pintura a óleo para iniciantes

Artistas pintam com tintas a óleo há centenas de anos e tintas a óleo continuam a ser populares em todo o mundo devido à sua versatilidade, qualidade, cor e principalmente, durabilidade.

1. Comece com pequenas pinturas

Pintar quadros pequenos vão lhe dar a oportunidade de experimentar técnicas e cores sem investir muito tempo ou material no processo. Pode comprar algumas pequenas telas de 20×30 cm.


2. Organize a zona de trabalho

Estabeleça um espaço numa área bem ventilada onde pode manter as suas tintas e pincéis prontos e as suas pinturas visíveis. Isso lhe dará a oportunidade de ver e pensar sobre o seu trabalho, mesmo que não esteja a pintar. Também tornará mais fácil o processo de pintura, de modo que se sentirá inclinado a pintar mais frequentemente. O seu trabalho vai melhorar rapidamente se pintar muito. Esta é a prática de fazer arte.


3. Invista em tintas e pincéis 

Compre tintas de qualidade profissional, que possa pagar ao invés de tintas para estudantes. Tintas profissionais têm uma proporção maior de pigmento do que aglutinante. Compre apenas alguns pincéis de qualidade superior – três tamanhos diferentes devem ser suficientes para começar. Pode comprar mais e experimentar as diferentes formas à medida que pinta mais. Pode usar cerdas sintéticas feitas para tintas acrílicas para as pinturas a óleo, mas também há uma variedade de pincéis de pelos naturais que podem ser usadas com óleo. Pincéis de pelos de cerdo são os mais usados.


4. Prepare a superfície de pintura

Pode pintar em várias superfícies diferentes – tela, madeira, papel – porém é importante aplicar um tipo de primer na superfície para evitar que o óleo se infiltre e para que proteja a superfície dos ácidos da tinta, além de fazer com que a tinta adira com mais facilidade. Também pode usar superfícies já preparadas.


5.  Compreenda a ordem da pintura

Tinta grossa sobre fina, gordura sobre magra e secagem lenta sobre secagem rápida. Isso significa usar tinta mais fina e menos óleo nas primeiras camadas, economizando tinta mais espessa e maior teor de óleo nas camadas posteriores. Isso ajudará a garantir que as camadas anteriores secem primeiro e ajudem a evitar que sua pintura se quebre. Comece com uma pintura base de tinta e terebintina, em seguida, passar para um medio de pintura de uma combinação de terebintina e óleo de linhaça em uma proporção de 2: 1. O óleo de linhaça pode amarelar com a idade (o que é mais evidente nas cores claras), mas seca mais rapidamente do que os outros óleos.

6. Limpe o pincel

É importante limpar o pincel entre as cores e com sabão e água quando terminar de pintar. A pintura a óleo pode ficar confusa. Use toalhas de papel e panos para limpar o excesso de tinta e terebintina dos pincéis. Tenha dois recipientes disponíveis para pintar – um para terebintina para limpar o pincel entre as cores e outro para misturar com a tinta.




You can compare max 4 products.