6 Dicas de Aquarela para Iniciantes!

Aguarela

Quer aprender aguarela mas não sabe por onde começar? 


🖼  Não invista em materiais caros no início!


Tenha em mente que vai começar algo novo, mas não sabe se dará continuidade, para além disso os primeiros trabalhos serviram mais como testes.


Compre um conjunto de aquarelas mais em conta, ou alguns tubos com as cores primárias, um tom de preto e uma cor terrosa para começar.


Adquira também poucos pincéis no início (dois redondos e um chato de cerdas sintéticas).


Quando for escolher o papel, compre folhas soltas ao invés de blocos. A qualidade do papel é mais importante do que a qualidade da tinta quando se trata de aguarela. Pelo preço de um bloco de qualidade inferior, pode comprar uma folha solta de um papel de melhor qualidade e cortar em pedaços menores (comece a pintar em folhas de tamanho A5 até ter maior confiança).


Vai precisar também de um godé (que pode até ser substituído por um prato ou até mesmo tampa de margarina), recipientes para água (um para a diluição das tintas e outro para a limpeza dos pincéis) e um pano ou papel toalha para secar os pincéis.




🖼 Não tenha medo de experimentar o seu material!


Vai desperdiçar muito, mas muito material no começo!


Mas deixe o receio de lado e vá com tudo: teste diluições, experimente mistura de cores, veja como a tinta reage em contato com o papel seco e húmido, carregue o pincel com mais ou menos tinta e treine pinceladas.


Experimentar o material é muito importante e vai fazer com que perca o medo de pintar com aguarela!




🖼 Faça uma tabela de cores!


Além de ser um material para referências futuras, este primeiro contato já me mostra se a aguarela se dilui com facilidade, se deixa resíduos, se possui uma boa expansão, se faz bons degradés, se possui boa transparência.  Mostra o que esperar dela numa pintura definitiva.


A tabela também ajuda na escolha das cores para a pintura, principalmente se adquirir cores de marcas diferentes.




🖼 Comece a pintar temas simples!


É normal querermos obter bons resultados nas primeiras pinturas. Mas é melhor ir com calma, pois a probabilidade de acabar frustrado é grande… Mesmo pessoas com experiência em pintura a óleo ou acrílica, por exemplo, quando começam na aguarela nem sempre corre bem.

Sugerimos dois temas começar: pintura de galáxias e pintura de planetas.


🖼 Não tenha medo de “perder o controle”!

A aguarela, por ser uma técnica em que se trabalha com a tinta muito diluída, pode facilmente sair do seu controle. Mas é aí que mora a principal característica dela e o que a torna tão única!

Não se preocupe se seu trabalho ficar todo “manchado”! Aguarela é isso! A mancha é uma das principais qualidades: não defeito, é efeito! Então explore as manchas!

As pinturas de galáxias e planetas irão te ajudar nisso! E se você gosta de desafios, procure fazer algumas pinturas sem esboçar antes. Isso vai te ajudar a se soltar mais!


🖼 Tenha paciência e não se cobre tanto no início!

É talvez a técnica de pintura que mais exige paciência, principalmente pelo fator mencionado na dica anterior. Lembre-se: é como a vida: nunca vai ter o controle absoluto sobre ela!

Quando estiver a pintar, faça como se estivesse numa viagem em que o trajeto é mais bonito e interessante que o destino final…

You can compare max 4 products.