🎨
Frida Kahlo queria que seu nascimento coincidisse com o início da Revolução Mexicana
Nasceu em 1907, mas, muitas vezes, disse às pessoas que havia nascido em 1910, para que a associassem diretamente à Revolução Mexicana.
Embora tenha vivido em Nova York, São Francisco e Paris, sempre foi atraída de volta para sua cidade natal. Preferia usar o traje tradicional mexicano: as longas saias coloridas pelas quais era conhecida e as blusas Huipil da sociedade matrimonial Tehuantepec.
🎨
Ao longo de sua vida, Frida Kahlo usou saias para disfarçar suas deformidades nas pernas
A pólio aos 6 anos deixou a sua perna direita mais fina que a esquerda. Alguns estudiosos acreditam que também sofria de espinha bífida.
🎨
Frida teve a coluna partida em um acidente
Aos 18 anos, Frida sofreu um grave acidente, quando o autocarro onde estava colidiu.
Sofreu 11 fraturas na sua perna direita, teve um pé esmagado e deslocado, além de muitas outras lesões, entre elas, uma grave fratura na região pélvica e também na coluna cervical. Ficou internada por 3 meses, praticamente imóvel, até recuperar. O acidente rendeu muitos problemas ao longo de sua vida, inclusive a obra “Coluna Partida” é sobre isso.

🎨
“Hospital Henry Ford” (A Cama Voadora), de 1932, é uma de suas obras mais impactantes
As lesões sofridas na região pélvica acabaram por comprometer a condição de Frida ser mãe. Em 4 de julho de 1932, grávida de Diego Rivera, Frida sofreu um aborto espontâneo. Levada ao hospital Henry Ford, passou por um procedimento para finalizar o aborto. Em estado profundo de depressão, Frida retratou toda sua angústia nesta obra, que carrega diversos simbolismos referentes ao ocorrido.

🎨
É conhecida como a mestre dos autorretratos
Na sua carreira, Frida Kahlo criou 143 pinturas, das quais 55 são autorretratos. A artista disse: “Pinto porque estou sempre sozinha e porque sou o sujeito que conheço melhor”. Eles são considerados os melhores já criados por boa parte da crítica e frequentemente incluem interpretações de feridas tanto físicas quanto psicológicas.
🎨
Frida Kahlo era bissexual
O seu casamento com o muralista mexicano Diego Rivera foi tumultuado, com adultérios em ambas as partes. Frida teve casos com homens e mulheres e Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, mesmo sendo casadas, mas não aceitava tão bem seus casos com homens. Por outro lado, o marido envolveu-se com a irmã mais nova da artista.
🎨
Frida chamou Hitler de “a criança perdida” em sua pintura
Sua complexa pintura de 1945, Moses, apresenta o Sol como “o centro de todas as religiões”.
A parte superior da pintura contém deuses; a seção intermediária está cheia de “heróis” como Alexandre, o Grande, Martinho Lutero, Napoleão e – o mais interessante – Hitler, a quem Kahlo chamou de “a criança perdida”. A parte inferior da pintura é preenchida com as massas e cenas relacionadas ao processo de evolução. No meio está o bebé Moisés, com o terceiro olho da sabedoria. A pintura foi inspirada no livro Moisés e o Monoteísmo, de Sigmund Freud, que faz uma ligação entre as crenças egípcias antigas, Moisés e as origens da religião monoteísta.

🎨
Frida Kahlo não se considerava uma surrealista
“Eles pensaram que eu era uma surrealista, mas eu não era. Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei minha própria realidade”.
🎨
Frida Kahlo apareceu na Vogue
Na edição de outubro de 1937 da American Vogue, ela apareceu em um artigo chamado Senhoras do México, não na capa.
Toni Frissel fotografou-a ao lado de uma planta de agave e ela apareceu num artigo da revista em 1937 chamado Senhoras do México. Já a capa de 1939 trata de uma montagem usando um retrato icónico de Kahlo tirado pelo fotógrafo Nickolas Muray, com quem Kahlo teve um caso.

🎨
Foi levada à prisão por suspeita de assassinato
Frida e o seu marido Diego Rivera eram membros de longa data do Partido Comunista Mexicano e, em 1937, pediram ao governo mexicano que concedesse asilo ao ex-líder soviético Leon Trótski. O exilado e sua esposa moraram na residência do casal, La Casa Azul, durante vários anos e Trótski teve um breve caso com Kahlo.
Depois de um desentendimento político com Rivera, Trótski mudou-se de La Casa Azul. Em 1940, foi assassinado e Kahlo, com a sua irmã, foram brevemente presas como suspeitas. Acabou sendo inocentada e liberta depois de dois dias.
A artista criou uma pintura dedicada a Trotski para comemorar seu breve caso.
🎨
Frida Kahlo chegou a uma exposição de arte numa ambulância
Em 1953, no final da sua curta vida, a pintora ficou muito feliz com sua primeira exposição individual no México. Mas, uma internação hospitalar ameaçou a sua presença. Contra as ordens dos médicos, ela fez uma entrada incrível, chegando de ambulância como se estivesse numa limusine.
🎨
As frases de Frida
Frida é mundialmente reconhecida por sua arte, mas suas reflexões também são muito famosas. Mantinha diários e cadernos de esboços, onde registava pensamentos, reflexões, poemas e desenhos. Em 1995 foi publicado o livro “O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo” que reúne parte de seus manuscritos.
Algumas frases:
“Onde não puderes amar, não te demores.”
“Apaixone-se por você. Pela vida. Depois, por quem você quiser.”
“Diego, houve dois grandes acidentes em minha vida: o bonde e você. Você, sem dúvida, foi o pior deles.”
“Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore desde o interior.”
🎨
A causa da morte de Frida foi muito debatida
Sabe-se que Frida tentou tirar a própria vida diversas vezes. Foi encontrada sem vida a 13 de julho de 1954, aos 47 anos, após ter contraído uma forte pneumonia. O seu atestado de óbito regista embolia pulmonar como a causa da morte. Porém a última anotação no seu diário, diz “Espero que minha partida seja feliz e espero nunca mais regressar” levantou suspeitas sobre suicídio – intencional ou não – devido, também, à quantidade de remédios que a artista tomava.
O seu corpo foi cremado e suas cinzas depositadas em uma urna em sua antiga casa, o atual Museu Frida Kahlo.
🎨
Nasceu e morreu na mesma casa
Frida nasceu em 6 de julho de 1907, em um prédio apelidado de “La Casa Azul” por seu exterior azul vívido. Lá, foi criada por sua mãe, Matilde, e incentivada a entrar no mundo das artes por seu pai fotógrafo, Guillermo. Anos mais tarde, ela e o marido, também fizeram do prédio um lar. E em 13 de julho de 1954, a artista morreu aos 47 anos.
🎨
Frida Kahlo ficou famosa algumas décadas depois da sua morte
A artista teve um sucesso moderado durante o tempo em que esteve viva. Era conhecida, principalmente no México, como a “esposa de Rivera”; agora, é popular em âmbito global e Rivera é conhecido como seu marido.
🎨
A pintura de Frida Kahlo foi a primeira obra de um artista mexicano do século XX a ser comprada por um museu de renome internacional
Em 1939, o Louvre comprou sua obra The Frame. Várias biografias foram escritas e filmes sobre sua vida foram feitos. A exposição de suas pinturas quebrou todos os recordes de público no Museu do Palácio de Belas Artes do México.














