13,00 €
Maria da Conceição Ruivo e Graça Capinha (Orgs.)
TEXTOS: Alexandra de Brito Mariano, Ana Paula Guimarães, Carlos Augusto Ribeiro, Feliciano de Mira, Graça Capinha, Isabel David Cardigos, Luís Quintais, Maria da Conceição Ruivo, Paulo Jorge Correia e Paulo Lima.
SINOPSE:
Este livro trata de Literatura de Tradição Oral nas suas diversas expressões: contos, fábulas, poesia, cantos, anedotas e outros tipos ou modos de contar cuja origem remonta a tempos em que a fala era a forma dominante de comunicar.
São abordados tópicos como a recolha, a investigação e a catalogação de contos e de poesia de tradição oral, a análise de contos temáticos da nossa tradição e a sua comparação com contos afins de outras origens, as reflexões sobre a abordagem de diversos temas no âmbito do que se convenciona chamar arte maior e arte menor. E, porque esta literatura se exprime também a por palavras cantadas, conversamos também sobre o cante alentejano. A relevância da comunicação oral e digital no que concerne à literatura oral é outro dos temas tratados.
O título pretende vincar que há lugar para ambas as formas de comunicação: se existe o tempo de olhar para o écran, existe também o tempo de olharmos uns para os outros e praticarmos o importante exercício da escuta. Por isso, este livro trata de “conversas” .
ISBN:978-989-36-1831-0
Edição:11-2020
Editor: Afrontamento
Idioma: Português
Dimensões: 160x240x90 mm
Páginas: 129
O nosso site usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.